segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Book Review: O Hobbit by J. R. R. Tolkien



  Yaaaay, de acordo com a minha meta literária para 2014, one book down and seven to go! Ou 19 to go, uma vez que eu pretendo ler uns vinte livros, whatever. Como a grande fã de fantasia que sou, não poderia ter começado o ano com outro livro se não O Hobbit.
   
  Neste livro Tolkien conta as aventuras vividas pelo pequeno hobbit Bilbo, junto de Gandalf e os anões. O Hobbit foi escrito antes da trilogia O Senhor dos Anéis, e ao escreve-lo, Tolkien procurava entreter seus filhos. O Hobbit é muito mais infantil, fantasioso e "menos pesado".
   Essa obra é referência no gênero fantasia e até mesmo para jogos de RPG (Role Playing Game).
  Amei, ler esse livro! Devo avisar que estou sendo um tanto tendenciosa aqui. De todos os personagens criados por Tolkien, o Gandalf e o Bilbo são os meus favoritos.
  Atualmente o livro está sendo adaptado para os cinemas, e têm coisas que achei melhor nos filmes e outras não. Depois das megas mudanças que o Peter Jackson fez no segundo filme, estou mais ansiosa ainda pra ver como é que ele vai amarrar tudo.


    A minha edição é a americana, na versão mass market paperback. Eu preferi em inglês simplemente pelo fato de que eu achei a forma como Tolkien escreve fofa. Pois é. Não consigo me explicar melhor do que isso. Admito que me senti intimidada e pensei que o vocabulário seria muito rebuscado, mas consegui ler sem problemas. O livro tem algumas gravuras, que até onde eu saiba, foram feitas pelo próprio autor.
   É incrível como a narrativa de Tolkien faz com que você se sinta dentro da estória.



  No final da minha edição tem o primeiro capítulo de O Senhor dos Anéis.


  Sempre que eu termino um livro eu escrevo o mês, o ano, e meu nome. Alguém mais tem essa mania?


  Meu irmão possui a edição comemorativa de 75 anos da primeira edição, publicada pela editora Martins Fontes. Essa edição é linda de morrer! Seus principais diferenciais são a capa dura e as imagens coloridas. Diagramação e tradução perfeitas.






  Para um gênio como o Tolkien é proibido dar um rate com menos de cinco estrelas.


   E vocês, já leram esse livro? O que acharam?
  xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário