quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estudando uma nova língua


Realmente, faz muito tempo que eu não faço um post decente por aqui. Como muita gente me pediu eu darei algumas dicas e falar como eu fiz pra aprender, e tornar isso uma atividade de lazer ao invés de uma obrigação.
Bora ver?

A primeira coisa que é necessário ter em mente é que você nunca irá aprender uma língua se tiver preguiça ou má vontade. Estamos falando de outro idioma, não de História ou Matemática.
O que você gosta de fazer? Cantar/ouvir música? Ler? Assistir filmes/séries? Todos? Melhor ainda!

Quando eu comecei a descobrir o meu interesse por música eu acabei descobrindo que as internacionais são as que mais agrandam os meus ouvidos. Na época eu só estudava inglês na escola, e eu não entendia o significado das músicas. Comecei a pesquisar, via a tradução da letra e também a original. Não existe meio melhor para se melhorar a pronúncia do que cantando! Escute a música 132468476315468 de vezes até você saber exatamente como se pronuncia cada palavra, e se você ouvir essa tal música daqui a 20 anos, você ainda vai lembrar da letra (se não, não vale!).

Eu sei que tentar ler um livro em outra língua pode ser difícil no começo, mas não é a única coisa. Procure um site, um blog, uma revista, qualquer coisa que trate de um assunto que você gosta e é redigido na língua que você está estudando. Antes de passar para os livros, eu costumava ler quadrinhos em inglês. Sim quadrinhos. Principalmente 'A turma da Mônica' (tem em qualquer banca que você for) e Snoopy. A leitura, fora do material da escola, é um meio de expandir o  seu vocabulário enquanto você se diverte.


Eu sou uma cinéfila de carteirinha, passaria o dia inteiro assistindo filmes se eu pudesse. E eu também amo assistir séries. Agora, vá à sua prateleira/locadora e pegue o seu filme favorito. Se você quiser assista dublado SÓ UMA VEZ, assista umas duas com legenda em português, depois assista mais algumas vezes com a legenda em inglês, e enfim assista o filme sem nada! Se o seu nível já for mais avançado pode pular algumas etapas. O seu 'listening' vai melhorar muito, pois exige que você entenda o que esta sendo falado na velocidade 'normal', e não na velocidade 'é-meu-primeiro-dia-de-aula'.

Uma alternativa para os filmes/séries são vídeos no YouTube. Eu sempre me inscrevi em canais de garotas americanas que falam sobre 'coisas de meninas' (haha) e eu aprendi muito com elas.

Dê seu toque pessoal e torne isso uma coisa gostosa de fazer. Depois que eu comecei a 'estudar' desse jeito, o inglês passou a ser uma coisa totalmente diferente pra mim, e toda vez que eu penso que eu estou indo pra aula, eu fico feliz. 

Photos by WeHeartIt

5 comentários:

  1. Até que enfim você postou! Hahahaha dá sinal de vida Carol! Queremos vídeos sobre como manerar nos gastos (preciso MUITO desse vídeo) minha escola nos EUA começa dia 27 de Agosto! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okokok prometo que vou fazer!*dá dois beijinhos nos indicadores*

      Excluir
  2. O post perfeito 'pra' mim,(adorei) tem alguma sugestão de livro em inglês que você leu e gostou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias no final você fala de canais no youtube poderia nos indicar algum?
      A proposito meu nome é Cecília

      Excluir
  3. Amei o post e já está mim ajudando muito , beijos !!!!!!!!!

    ResponderExcluir